quarta-feira, 17 de março de 2010

Introdução ao Ciberartis

"O desenvolvimento da infra-estrutura técnica do ciberespaço abre a perspectiva de uma interconexão de todos os mundos virtuais. A reunião progressiva dos textos digitalizados do planeta em um único hipertexto é apenas o prelúdio de uma interconexão mais geral, que unirá o conjunto das informações digitalizadas, com destaque para os filmes e os ambientes tridimensionais interativos. Assim, a rede dará acesso a um gigantesco metamundo virtual heterogêneo que acolherá o fervilhamento dos mundos virtuais particulares com seus links dinâmicos, as passagens que os conectarão como poços, corredores ou tocas da wonderland digital. Esse metamundo virtual ou ciberespaço irá se tornar o principal laço de comunicação, de transações econômicas, de aprendizagem e de diversão das sociedades humanas. Também é lá que experimentaremos a beleza que repousa na memória das antigas culturas, assim como aquela que nascerá das formas próprias da cibercultura." (LÉVY, Pierre. Cibercultura, 1999)

"Apresentações online dedicadas à contribuição da ciberarte, ou arte digital feita com experimentações na Internet. Evoluindo de "arte computadorizada" para "arte digital", de "arte pós-moderna" até finalmente "Ciberarte", a intenção é criar arte que amplie a cultura, estabelecendo uma arte própria da cibercultura global, começando assim uma nova história da arte, derivada da internet." - Rodney Chang

Esse blog pretende abordar o conceito de ciberarte e as diferentes perspectivas de arte digital, desenvolvidas pelos teóricos academicos e pelos próprios usuários da rede. O primeiro trecho é do filósofo francês Pierre Lévy, que além de estudioso do ciberespaço, é expert em concepção de sistemas de informação inteligentes. Em suas palavras, "A Internet é um instrumento de desenvolvimento social. Devemos lembrar que a escrita demorou pelo menos 3000 anos para atingir o atual estágio, no qual todos sabem ler e escrever. A Internet tem apenas 10 anos". Sua teoria dita uma ampliação geral do ciberespaço para todos os níveis, e criação de uma inteligência coletiva, que abrange desde perspectivas econômicas e aprendizagem até a utilização do metamundo digital por lazer ou para a arte, sendo o caso da ciberarte. O segundo trecho é do hawaiiano Rodney Chang, dentista, escritor, psicólogo, artista, corredor de maratonas e estudioso de arte digital nascido no Honolulu, em 1945. Chang fala na ciberarte como um conceito baseado na arte derivada da internet, a partir de um arquivamento de obras feitas tanto em plataforma digital para dentro da internet quanto feitas online para expressar-se livremente na sociedade. Chang foi a primeira pessoa a fazer uma exibição digital no Hawaii e na China, e foi também o criador do primeiro museu de arte virtual, em 1997, o (Truly Web Art Museum), que já recebeu até hoje mais de 1 milhão e 200 mil visitantes. Pretendemos, portanto, além de discutir a ciberarte amplamente na rede, criar um arquivo de design gráfico, críticas de filmes que utilizem-se da plataforma digital, música eletronica e música que utilize equipamento digital.

O tema da ciberarte deve ser discutido e formulado, para que o conceito possa crescer e firmar-se na rede. A nossa forma de lidar com a ciberarte nao pretende ser imperativa, mas aberta a qualquer tipo de sugestão. Dessa forma, é importante observar a teoria de cyber-cultura-remix do sociólogo André Lemos, onde fala do fim do conceito da autoria e da reformulaçao da cultura como um todo a partir do ciberespaço. “Agora o lema da cibercultura é “a informação quer ser livre”. E ela não pode ser considerada uma commoditie como laranjas ou bananas.(...) O princípio que rege a cibercultura é a “re-mixagem”, conjunto de práticas sociais e comunicacionais de combinações, colagens, cut-up de informação a partir das tecnologias digitais. Esse processo de “re-mixagem” começa com o pós-modernismo, ganha contorno planetários com a globalização e atinge seu apogeu com as novas mídias(Manovich).As novas tecnologias de informação e comunicação alteram os processos de comunicação, de produção, de criação e de circulação de bens e serviços nesse início de século XXI trazendo uma nova configuração cultural que chamaremos aqui de “ciber-cultura-remix”.” href="http://www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/andrelemos/remix.pdf">(LEMOS, André. Cyber-cultura-remix, 2006.).

Esse blog é produto da matéria Comunicação e Tecnologia da Faculdade de Comunicação - Universidade Federal da Bahia.

links relacionados:
http://www.lastplace.com/index97-02.html
http://andrelemos.info/2009/01/blogscom.html
http://www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/andrelemos/remix.pdf
http://www.scribd.com/doc/11036046/Cibercultura-Pierre-Levy
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/esp_a.php?t=001

Nenhum comentário:

Postar um comentário