domingo, 20 de junho de 2010

#Sustenido: Lucas Santanna interativo


Lucas Santtana e a Seleção Natural vem se afirmando a cada ano no mutante cenário musical brasileiro. O cantor e compositor, que iniciou sua carreira tocando flauta com Gerônimo, logo veio a acompanhar grandes nomes da música nacional como Gilberto Gil, Caetano Veloso.

Lucas é de uma família importante no meio musical, seu pai, Roberto Santanna, produtor musical de peso, teve seu nome marcado na história da MPB por ter produzido diversos músicos brasileiros.

Poderíamos continuar a citar grandes feitos e/ou curiosidades da vida de Lucas Santtana, mas qual é, efetivamente a grande diferença desse artista da nova MPB, sobrinho de Tom Zé? O cantor foi, e continua sendo, um dos artistas pioneiros a exergar as novas plataformas tecnológicas como forma de aumentar o alcance de sua música. Lucas acreditou em uma mudança de mercado e se adaptou às novas ferramentas.




As inovações do artista são tão vaguardistas que talvez tenham dado novo significado ao ato de "transportar" a pessoa até o som, ele transformou a própria idéia de produção musical. Em seu site, além de ser possível baixar os seus 3 cds - EletroBenDodô (2000), Parada de Lucas (2003), 3 Sessions In a Green House (2006) e Sem Nostalgia (2009) - também está aberto um espaço para as remixagens feitas pelos fãs. Sattana contribui para a idéia de uma sociedade composta por produtores-usuários, já que todos poderiam, dessa forma, fazer os mesmos papéis indistintamente através de uma metamáquina, o computador.


Bem como um designer, no sentido "flusseriano" da palavra: aquele que tem a capacidade de olhar através do tempo em direção a eternidade, profeta, leitor do futuro, Lucas Santtana aposta numa mudança do paradigma musical e se posiciona na crista da onda, estando sempre à frente, seja nas composições - cada vez mais sintetizadas - ou na relação do público com sua obra.

Ouça:


Nenhum comentário:

Postar um comentário