terça-feira, 23 de março de 2010

#AnimaMundo: A Controvérsia



Como em qualquer novo campo teórico que surge na sociedade humana, há sempre o questionamento sobre o autor ou obra pioneira. Com a arte digital, e mais especificamente nesse caso a animação, não é diferente. Apesar do uso de programas de computador para criação de efeitos especiais já exista há algum tempo, em filmes como Exterminador do Futuro ou Jurassic Park, o primeiro longa-metragem da história totalmente feito por computação gráfica só veio surgir em 1995. 'Toy Story', filme dos estúdios Pixar e lançado pela Walt Disney e Buena Vista Distribution, foi o primeiro longa-metragem a ser lançado nos cinemas que usava computação gráfica em todo o filme. No entanto, a produção brasileira 'Cassiopéia', do animador Clóvis Vieira, gera controvérsias na autoria do feito. O filme foi lançado em 1 de abril de 1996, depois de Toy Story, mas os animadores brasileiros defendem a autoria do primeiro longa a 'Cassiopéia', devido à utilização de modelos de argila anteriores ao processo de digitalização em 'Toy Story', e à dificuldade em veicular o filme nas próprias redes de cinema do Brasil. Houveram problemas também durante a renderização do filme, nos últimos meses da produção os computadores foram roubados, o que atrasou o lançamento do filme. Basicamente, o alto investimento em marketing, somada ao domínio total da Disney sobre as distribuidoras e á propaganda do primeiro filme feito totalmente em CGI (Computação Gráfica) deram à equipe de 'Toy Story' o título de pioneiros.



Toy Story foi o primeiro longa-metragem produzido e concluído pela Pixar Studios, e a primeira parceria com a Disney. O filme foi digitalizado em Polhemus 3D, e arrecadou 191.796.000 dólares nos Estados Unidos, tendo sido a maior bilheteria de 1995. Considerado um dos grandes filmes da Pixar, 'Toy Story' chama a atenção pelo bom enredo e por ser capaz de atrair não apenas crianças, mas adolescentes e adultos. Toy Story recebeu três indicações ao Oscar: Melhor Trilha Sonora em Comédia, Melhor Roteiro Original e Melhor Canção ("Amigo Estou aqui"). Também recebeu duas indicações ao Globo de Ouro: Melhor Filme em Comédia e Melhor Canção ("Amigo Estou Aqui"). O filme teve duas sequências, que ainda trataremos separadamente em outro post.



Cassiopéia foi produzido com uma equipe de 3 diretores de animação e 11 animadores, trabalhando em 17 microcomputadores. O Topas animator, software utilizado para digitalização do filme, já era obsoleto na época em que o longa foi produzido. Diferentemente dos moldes de argila feitos em Toy Story, os personagens, ambientes e objetos em Cassiopéia foram totalmente feitos a partir de figuras geométricas básicas, como esferas, cubos e cilindros. Cassiopéia foi o primeiro filme a demonstrar a possibilidade de se criar uma linguagem e um método que funcione para criação de longa-metragens de animação.

Site Oficial de Toy Story

Trailer Toy Story



Site Oficial de Cassiopéia

Making of Cassiopéia

Nenhum comentário:

Postar um comentário