segunda-feira, 24 de maio de 2010

#Ciberartis: Douglas Davis e a Arte Eletrônica I



A Arte Eletrônica consiste na utilização de meios eletrônicos para produzir obras interativas. Atualmente, o que denominamos Ciberarte, a arte que utiliza da informática e dos meios de comunicação para criação de obras interativas, é uma das principais formas de arte eletrônica. Foi nos anos 70, no entanto, que começaram a surgir as primeiras obras de arte em rede eletrônica. O americano Douglas Davis, que aparece na foto acima em uma de suas experimentações chamada 'Last 9 Minutes' de 1977, é um dos pioneiros na criação de arte em rede eletrônica, junto a Nam June Paik, Joseph Beuys e outros colaboradores de diversas partes do mundo. Sua primeira 'performance' aconteceu nos anos de 1971 e 1972, chamadas Electronic Hokkadim e posteriormente "Talk Out!", que consistiam em experiências interativas em tempo real de ligações de telefone na televisão, como os tele-tons modernos. Em 1971 oficialmente foi ao ar Electronic Hokkadim, produzido pela Corcoran Gallery, a emissora americana CBS e a afiliada WTOP-TV. O programa consistia em meia hora de entrevistas ao vivo com video-artistas, Eric Siegel, Bruce Nauman e Nam June Paik. Davis tinha a intenção de fazer uma série de ligações ao vivo, sendo um pioneiro na experiência de ouvir-se em tempo real pela televisão. Em 1972 Talk Out! vai ao ar, dessa vez transmitindo três horas de ligações interativas, com iniciativa do Everson Museum e da emissora WCNY-PBS.

Algumas outras experimentações de Davis ficaram famosas, como a sua performance de 1976, "Seven Thoughts", onde faz a primeira transmissão direta de satélite ao vivo para um canal de televisão. A performance aconteceu no Houston Astrodome (Astródomo, estádio para observação de estrelas). Abaixo seguem trechos de texto do próprio Davis Douglas, traduzidos do site Medienkunstnetz. Davis fala durante 30 minutos seus 'sete pensamentos' ('Seven Thoughts'), em frente a vários microfones, no telhado do enorme ginásio, sendo captado diretamente ao vivo pelo satélite.

"I was obsessed with using satellites.(...)I wanted to use it to broadcast very avantgarde, conceptual video that no one expected or desired. At that time, no artist had gotten his or her hands on any satellite.(..)When it was sure that the whole piece would take place in Houston, I thought of the Astrodome. At
that time, this was the largest roof stadium in the world. The link between the satellite and the dome was most important to me."


"Eu era obcecado por usar satélites. Eu queria usá-los para transmitir ao vivo um vídeo avant-garde, conceitual que ninguém esperaria ou desejaria. Naquela época, nenhum artista tinha posto as mães em um satélite. Quando ficou certo de que a performance seria em Houston, pensei no Astródomo. Naquela época, era o maior estádio coberto do gênero no mundo. A ligação entre o satélite e o telhado circular era o mais importante para mim."

Clique aqui para ler o texto na íntegra:

A outra exibição é o 9 Last Minutes, citada no início da matéria. Davis realizou uma experimentação artística feita em televisão ao vivo interativa com o espaço externo, exibida como primeira transmissão internacional via satélite do canal alemão Kassel, como parte do Documenta VI, em 24 de Junho de 1977. A performance de Davis é precedida por duas apresentações de 10 minutos cada, de Nam June Paik e Joseph Beuys. A performance de Davis leva o nome pelo fato do programa ter 29 minutos de duração, e a sua parte ter apenas 9 minutos, traduzindo assim "The 9 Last Minutes" para "Os Últimos 9 Minutos".

The Last Nine Minutes:


links relacionados:

http://netart2web.wordpress.com/2009/04/28/douglas-davis-worlds-first-collaborative-sentence/
http://www.medienkunstnetz.de/works/seven-thoughts/
http://en.wikipedia.org/wiki/Douglas_Davis_%28artist%29
http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_eletr%C3%B4nica
http://1904.cc/timeline/tiki-index.php?page=Douglas+Davis

Nenhum comentário:

Postar um comentário