terça-feira, 4 de maio de 2010

#Ciberartis: Infografia


Infográficos são quadros informativos que combinam fotografia, texto e ilustração para transmitir uma informação visualmente. Os gráficos são utilizados para dar mais dinamismo ás informações, como em mapas, no jornalismo e em manuais técnicos, educativos ou científicos. Em vez de simplesmente transmitir as informações os infográficos mostram a notícia como ela é, pois somente através de fotos ou textos ás vezes não é possível ver a noticia detalhadamente, por isso dão ênfase a detalhes mais relevantes e um forte apelo visual.

Acredita-se que os infográficos tenham suas raízes ainda na idade da pedra, quando os homens transmitiam, por meio de pinturas rupestres, informações sobre o seu cotidiano e cultura. Com o desenvolvimento tecnológico, através de novos programas de interface gráfica para a criação de sites, a infografia se tornou, definitivamente, uma maneira eficiente e dinâmica de tratar a informação.

Os infográficos são grande atrativo para a leitura das matérias, facilitam a compreensão do texto e oferecem uma noção mais rápida e clara dos sujeitos, do tempo e do espaço da notícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário