quarta-feira, 7 de abril de 2010

#Sustenido: A "audiorevolução" do Home Studio



Foram-se os dias em que apenas músicos profissionais e grandes gravadoras eram os responsáveis pela produção e difusão dos produtos fonográficos. A revolução do Home Studio trouxe essa possibilidade para qualquer amante de música. Com algum investimento e habilidade em softwares de aúdio, hoje, é possível se gravar um álbum de ótima qualidade.



Home Studios são um dos principais responsáveis pelo aumento do surgimento de bandas e da, consequente, pluralidade musical contemporânea. Montados em quartos de apartamentos, "puxadinhos" e garagens, capacitam o músico a gravar e produzir.

Para construir um home studio, alguns passos devem ser seguidos. Primeiro é preciso um bom computador - com um rápido processador, para que o software não trave. Depois uma placa de áudio. É preciso estar atento às próprias necessidades: não há necessidade de comprar uma placa com 24 entradas para pequenas gravações. Para se fazer a conexão placa de áudio/computador, é fundamental uma interface MIDI. Os interessados em criação musical digital devem investir em um sintetizador, que além de interface, é também um teclado, onde pode-se reproduzir sons de instrumentos, além de se desevolver novas possibilidades sonoras. Serão necessários também dois monitores - caixas de som desenvolvidas para a atividade de monitorar - que darão a referência do que está sendo produzido. Serão necessários também uma mesa de mixagem, para misturar e direcionar os sinais de áudio de todos os instrumentos e equipamentos do estúdio.



Por último, mas não menos importante, os microfones. Existem, basicamente, dois tipos: o condensador e o dinâmico. Para gravar vozes e instrumentos acústicos, a melhor pedida é o condensador, já que é mais sensível ao ambiente. Também por essa razão ele é desaconselhado aos instrumentos elétricos e baterias - existe um limite de pressão máxima do microfone e o dinâmico é o mais indicado para trabalhar com ele.



Se interessou?
Veja mais dicas para montar um home studio.

Outros links: http://www.music-center.com.br/estudiodig01.htm

Veja - Eu Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário