domingo, 4 de abril de 2010

#Design: Hans Donner, Criação Gráfica e a Rede Globo


Hans Donner nasceu em 31 de julho de 1948 na cidade de Wuppertal, Alemanha. Se formou na Hohere Graphische Bundeslehr-und-Versuchsanstalt, em Viena, uma das escolas de Design mais famosas da Europa.
Após se formar, a perspectiva de uma carreira promissora abriu-se na sua frente. Porém, por considerar que vivendo em Viena não poderia "voar mais alto", decidiu explorar novas possibilidades e aos 25 anos, mudou-se para o Brasil, para o Rio de Janeiro.
Após incessantes tentativas fracassadas de conseguir emprego, Donner foi convidado para trabalhar na Rede Globo. Um de seus primeiros trabalhos na Rede Globo foi, nada mais nada menos do que a criação do logotipo da emissora.
A nova identidade visual foi muito bem aceita, e Donner, então, deu o primeiro passo em direção ao que constituiu uma verdadeira revolução nos projetos de animação da TV: seu design tridimensional - inédito, até então.



Acredita-se que Hans Donner seja o precursor da Arte Digital no Brasil. O toque mágico de suas idéias tornou-o popularíssimo.
Donner é o responsável pelas vinhetas e peças de abertura de muitos dos programas da Rede Globo. Exemplos de seu trabalho são as aberturas dos programas Viva o Gordo, TV Colosso, TV Xuxa, TV Pirata, Zorra Total, Fantástico, Sai de Baixo, Minha Nada Mole Vida, Xuxa Park, e abertura de telenovelas como Caminho das Índias, Senhora do Destino, América, Belíssima, Eterna Magia, Selva de Pedra, Beleza Pura entre muitos outros. Suas vinhetas, logos e aberturas de programas são visualizados em mais de 50 milhões de lares brasileiros diariamente.



Para se ter uma idéia do sucesso e da popularidade que Hans Donner alcançou, a Galeria Mecanorma, de Paris, organizou uma exposição com seus trabalhos, e o resultado foi um sucesso absoluto. A exposição foi levada a Londres, Edimburgo e São Paulo, sempre atraindo multidões.
Os trabalhos de Hans Donner não se reduzem somente á televisão. Com seu talento ele já trabalhou em diversas outras áreas, criando elementos que vão da moda á arquitetura.
O produto favorito de Hans Donner é um relógio totalmente diferente de qualquer outro, o Time Dimension. No relógio, os ponteiros são substituidos por discos. Uma idéia extravagante. O relógio se tornou um fenômeno mundialmente famoso, virando inclusive um gadget do Windows Vista.



Em comemoração dos 500 anos do descobrimento do Brasil, Hans Donner criou um relógio de torre especial, onde o mostrador do relógio exibe o mapa do Brasil, o ponteiro dos segundos aponta para Brasilia. O relógio, além do Rio de Janeiro, foi construído também nas outras capitais brasileiras. Ele mostrava uma contagem regressiva até o dia em que o Brasil completaria 500 anos.
Hans Donner sempre seguiu a evolução da computação gráfica e dos efeitos especiais, participando indiretamente inclusive da fundação da famosa empresa hollywoodiana PDI - Pacific Data Imaging -, uma companhia pioneira em imagens por computador, onde ele utilizou a tecnologia que posteriormente foi usada pela mesma companhia, para fazer os efeitos do filme "O Exterminador do Futuro", estrelado por Arnold Schwarzenegger.



Além do Time Dimension, o design de móveis constitui mais um desafio de Hans Donner. Seus móveis pretendiam ser originais e confortáveis.
A exploração da terceira dimensão é um traço permanente do design de Hans Donner, particularmente do design de logotipos como o da Globo e o da Fundação Roberto Marinho, entre outros.
Por ser um designer polivalente, Hans Donner é convidado com frequência por todo tipo de instituição para criar seus logotipos.
Uma das fixações de Hans Donner é remodelar a bandeira do Brasil. Ele considera a bandeira do Brasil errada, pois a faixa de "Ordem e Progresso" aponta para baixo, além disso, na sua opinião o slogan da bandeira deveria ser "Amor, Ordem e Progresso".

2 comentários:

  1. OLA BOA NOITE MAS EU FAZ DESENHO JÁ GLOBO TV DIFERENTE NOVO MAS ORKUT: sildeafloripa@gmail.com
    eu tem foto desgin globo tv tbm rbs tv diferente bomemail: sil72deaf4_7@hotmail.com ... ou ... sildeafloripa@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. O TEMPO NÃO PARA HANS , UM ABRAÇO MARIO JANNUZZI, EFEITOS DOS FRANÉIS DO GRIDE DE ILUMINAÇÃO - MAQUETE ABERTURA FAUSTÃO - VC FALOU FAZ E EU GRAVO DEPOIS ENSIRO NA COMPUTAÇÃO , ENQUANTO MUITOS FALAVAM :
    VC NÃO TEM QUE SE METER NÃO !
    ELES SÃO MUITOS BEM PAGOS PARA PENSAR E VC VAI É GANHAR UM ( PALAVRAÃO NÃO ) MAIS A A VIDA É ASSIM TEM SEEMPRE UNS PARA PUXAR A CORDA PRO LADO CONTRARIO OU O TAPETE NOSSO !
    AINDA BEM QUE EU NÃO LIGO!
    UMA COISA É ESTAR ENVOLVIDO COM O TRABALHO , OU NO TRABALHO !
    OUTRA COISA É ESTAR ENVOLVIDO COM O TRABALHO E COMPROMETIDO COM ELE E A EQUIPE "1
    MANDE UM ABRAÇO PARA GUSTAVO E CALI, JORGINHO E JUSSARA
    mARIO JANNUZZI BOM DIA AMIGO ,
    SAUDE E PAZ PARA A FAMILIA

    MEU EMAIL É mariowjannuzzi@gmail.com e o tel 21- 9 6916 3925
    um dia eu ainda vou ganhar um relogio do tempodo amigo .....rssss
    espero ve-lo em breve

    ResponderExcluir